A Prefeitura de Uruguaiana, por meio da Coordenadoria Municipal da Defesa Civil, iniciou na última segunda-feira (20/10) um trabalho de limpeza nos bairros próximos à beira do Rio Uruguai. A ação, além de remover itens descartados de forma irregular ou trazidos pela última enchente, também é preventiva em relação às próximas chuvas previstas para o município. A medida qualifica o escoamento da água até a bacia do Uruguai.
O trabalho feito pela Defesa Civil Municipal é viabilizado por meio de verba enviada pelo Governo Federal. No último dia 20 de junho, a Prefeitura de Uruguaiana decretou situação de emergência em razão da enchente que assolou o município. Com isso, o Governo do Estado homologou o documento e a União, por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu o cenário. Foram encaminhados R$ 189,5 mil a Uruguaiana para a contratação de maquinário e execução da retiradas desses materiais. A remoção é feita por escavadeira, retroescavadeira e caminhões.
As atividades foram iniciadas a partir do bairro Santo Antônio. Ao longo das próximas semanas, os demais bairros vão ser atendidos.
Outras ações
Esse é um dos trabalhos da Coordenadoria Municipal da Defesa Civil em Uruguaiana. Também fazem parte do suporte às pessoas ações como abertura e preparação de abrigos municipais durante as enchentes; aporte com água potável aos distritos do interior durante a estiagem (sendo apenas em 2025 mais de 400 mil litros); trabalhos preventivos de limpeza de vias a partir de previsões de chuva; envio de alertas à população a partir de prognóstico de tempestades; remoção de entulhos das antigas casas de contemplados no Loteamento Olavo Rodrigues; e encaminhamento de donativos e cestas básicas a desabrigados e desalojados.
Autor: Thiago Valença - Secom/PMU