Na noite desta quarta-feira (9/7), com a temperatura próxima dos 10ºC, a equipe de Abordagem Social esteve nas ruas da cidade para ir ao encontro de quem precisa. Com pão e café nas mãos, as educadoras sociais iniciaram mais uma jornada de cuidado com os moradores em situação de rua. Mas o trabalho vai muito além da entrega de alimentos.
“Não se trata apenas de dar, também é oferecer possibilidades. Através do vínculo e da escuta, nossas educadoras sociais ajudam essas pessoas a reencontrarem caminhos, muitas vezes perdidos, para a dignidade e a cidadania”, destaca a secretária de Desenvolvimento Social, professora Joana Grecco.
A refeição é apenas o primeiro passo para estabelecer um vínculo de confiança com essas pessoas, muitas vezes invisibilizadas pela sociedade. A partir desse contato inicial, a equipe, composta por profissionais comprometidas com o acolhimento, busca compreender a realidade de cada pessoa, oferecendo escuta qualificada e orientação para os serviços da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes).
“Nosso compromisso é garantir que ninguém seja invisível. A Abordagem Social é uma ação diária que conecta direitos, acolhimento e a possibilidade de recomeçar”, disse o prefeito Carlos Delgado.
A ação segue uma rota previamente organizada, e, conforme a necessidade de cada caso, os encaminhamentos são feitos para locais como a Casa de Passagem, o Restaurante Popular, unidades de saúde e até mesmo o hospital, quando a situação exige cuidados médicos mais urgentes. O objetivo é oferecer acesso a direitos básicos e oportunidades de recomeço.
A Abordagem Social é uma ação contínua da Sedes, que entende que a dignidade começa pelo cuidado e se constrói com oportunidades reais. Com dedicação e empatia, a equipe trabalha todos os dias para transformar realidades, uma pessoa de cada vez. Além da Secretaria de Desenvolvimento Social, a ação também contou com a presença da Secretaria de Comunicação.
Autor: Evelyn Gomes - Secom/PMU