Uruguaiana teve destaque na 12ª edição do Workshop Saúde Pública, promovido pelo Conselho Regional de Farmácia do Rio Grande do Sul (CRF-RS), com a premiação do trabalho desenvolvido pelo farmacêutico Luiz Eduardo Ben Pilissão, na Mostra de Experiências Exitosas em Atuação Prática do Farmacêutico no SUS. Luiz atua na Secretaria Municipal de Saúde de Uruguaiana, com atividades na Farmácia de Medicamentos Estratégicos e no Serviço de Assistência Especializada (SAE) em HIV/AIDS, Hepatites Virais e Tuberculose.
Intitulado “Ampliando o Acesso e a Adesão à Prevenção do HIV”, o estudo foi elaborado em conjunto com as farmacêuticas Raqueli Altamiranda Bittencourt, Ana Cristina Rodrigues da Silva e Mariana Ilha Ziolkowski, e teve como foco a incorporação da profilaxia pré-exposição (PrEP) na rotina do Serviço de Assistência Especializada (SAE) em HIV/AIDS, Hepatites Virais e Tuberculose de Uruguaiana, associado à Farmácia de Medicamentos Estratégicos.
A pesquisa apresentou resultados relevantes no fortalecimento da linha de cuidado em prevenção ao HIV, demonstrando o impacto da atuação farmacêutica na ampliação do acesso, adesão e acompanhamento dos usuários. O trabalho destacou a importância do farmacêutico como agente clínico na atenção especializada, com atuação em avaliação de elegibilidade, prescrição farmacêutica, seguimento terapêutico e educação em saúde, em conformidade com as diretrizes do Ministério da Saúde
De acordo com o estudo, o serviço atualmente acompanha 82 pacientes em uso contínuo da PrEP, com resultados expressivos em adesão e segurança do tratamento. A prática integra ações multiprofissionais e evidencia o papel estratégico da Assistência Farmacêutica no controle da infecção pelo HIV, reforçando a eficiência, integralidade e replicabilidade da experiência em outros contextos municipais e estaduais.
O 12º Workshop Saúde Pública reuniu profissionais, gestores e pesquisadores com o objetivo de promover uma visão integrada da saúde coletiva, articulando evidências científicas, inovação em práticas profissionais e gestão intersetorial. O evento também buscou fortalecer a coordenação entre os níveis de atenção e impulsionar o desenvolvimento de soluções baseadas em evidências, voltadas à melhoria contínua dos serviços públicos de saúde.
Autor: Thaís Vieira - Secom/PMU