A Prefeitura de Uruguaiana, por meio da Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde, realizou em janeiro e fevereiro deste ano 24.941 mil visitas domiciliares. Durante essas visitas, os agentes de endemias buscam identificar possíveis focos de Aedes aegypti, mosquito transmissor de doenças como Dengue, Zika e Chikungunya. Além disso, também fornecem informações à população de como evitar focos e a proliferação do mosquito.
“A atuação dos agentes é fundamental para a precaução e controle de doenças. O trabalho desempenhado ajuda a combater a proliferação e conscientizar os moradores sobre a importância de adotar medidas de prevenção” ressaltou, o prefeito em exercício, Dr. Telson Morsch dos Reis.
Considerando os dados e visando o cuidado com as pessoas, a Vigilância Ambiental recomenda que devem ser mantidas as seguintes ações como forma de prevenção:
• Evitar o cultivo de plantas em vasos com água;
• Evitar deixar água depositada em baldes e potes de plástico;
• Dar destinação correta aos pneus ou mantê-los secos e cobertos;
• Substituir a água e escovar os bebedouros de animais;
• Manter tonéis com água bem tampados;
• Colocar tela em ralos e caixas de inspeção.
Autor: Dara Verfe - Secom/PMU